O Estado Notícias Bahia

Quarta-feira, 30 de Abril de 2025

Notícias/Bahia

Bahia sedia seminário sobre doenças raras com foco na Neuromielite Óptica

Bahia

Bahia sedia seminário sobre doenças raras com foco na Neuromielite Óptica
GOVBA
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Hospital do Subúrbio (HS) recebeu, na sexta-feira (14), uma comitiva com representantes do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Governo Federal, Ministério da Saúde, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e responsáveis pela estruturação de projetos de parceria público-privada (PPP) para unidades de saúde no Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. A visita teve como objetivo o compartilhamento de conhecimentos e experiências na gestão de contratos de PPP na área da saúde. O HS é reconhecido nacionalmente por ter sido a primeira unidade de saúde do Brasil gerenciada por meio de uma PPP, cujos resultados lhe renderam prêmios nacionais e internacionais desde a sua fundação em 2010.

“A ideia é buscar conhecer a experiência do Hospital do Subúrbio para se inspirar e atender melhor, levando em consideração os elementos de estruturação de uma PPP”, destacou o subsecretário Manoel Renato Machado Filho, da Secretaria Especial para o Programa de Parcerias de Investimentos (SEPPI) da Presidência da República. Segundo ele, o programa federal está apoiando iniciativas, como o Instituto Nacional do Câncer (INCA/RJ) e o Hospital Fêmina (Grupo Hospitalar Conceição/RS), além de discutir com o município de Canoas (RS) alternativas de modelo de gestão, a exemplo da PPP. "É importante estar aqui e conhecer o projeto pioneiro de vocês, que tem dado resultados muito bons", disse durante o encontro com a equipe gestora do HS.

O grupo de visitantes percorreu as instalações do hospital, conhecendo enfermarias, UTIs, setor de Bioimagem, Emergência e demais setores. Também assistiu a uma apresentação com dados sobre o HS, realizada pela gerente de Qualidade e Segurança, Cyntia Lins. O perfil de atendimento da unidade hospitalar, números de sua produção assistencial e aspectos do contrato firmado entre a concessionária do HS (Prodal Saúde) e o poder concedente (Governo da Bahia) foram discutidos, com abordagens feitas pelo presidente da Prodal Saúde, Jorge Oliveira, e pela diretora geral do HS, Lícia Cavalcanti. A Secretaria de Saúde da Bahia esteve representada no encontro por Raquel Barbosa, diretora de Gestão de Unidades Consorciadas e Parceria Público-Privada (DGECOP), acompanhada de sua equipe técnica.

Leia Também:

A diretora de Programa da SEPPI, Mara Clécia Souza, ressaltou o aprendizado proporcionado pela experiência na formatação do primeiro contrato de PPP da saúde, no qual atuou diretamente como coordenadora do projeto de PPP do Hospital do Subúrbio, e reforçou a importância de considerar a 'gestão' como um elemento fundamental para o sucesso de novos projetos. “Temos nos preocupado cada vez mais com a gestão dos contratos. É a segunda vez que vimos ao hospital. Sempre agradecemos à concessionária e à Sesab pela transparência com que lidam com as questões e com os problemas”, afirmou.

FONTE/CRÉDITOS: GOVBA
Comentários:
O Estado Notícias

Publicado por:

O Estado Notícias

Agência O Estado

Saiba Mais

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )