O Estado Notícias Bahia

Quinta-feira, 13 de Junho de 2024

Notícias/Salvador

Oficina prepara alunos de escolas municipais para a 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática

Oficina prepara alunos de escolas municipais

Oficina prepara alunos de escolas municipais para a 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática
Lucas Moura/ Secom
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Os alunos das Escolas Municipais Pituaçu e Adroaldo Ribeiro (Resgate) em Salvador estão tendo a oportunidade de participar de uma oficina de preparação para a segunda etapa da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Essa iniciativa é possível graças a uma parceria entre a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SMED), e o Departamento de Matemática da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A oficina está sendo ministrada pelo coordenador regional da OBMEP, Roberto Sant’anna, que está auxiliando os estudantes classificados para a segunda fase da competição. Ele está esclarecendo dúvidas dos alunos, orientando sobre a estrutura da prova e os tópicos mais cobrados.

A segunda fase da OBMEP será realizada neste sábado (7) em diferentes locais em Salvador. Um total de 973 alunos da rede municipal foram classificados para essa fase, o que representa um aumento em relação aos 870 alunos classificados no ano anterior. Na Escola Municipal Pituaçu, por exemplo, 11 alunos do nível 1 (6º e 7º anos do ensino fundamental) participaram da aula preparatória. Roberto distribuiu uma prova da edição de 2021 para que os alunos a resolvessem, ajudando-os a se familiarizarem com o formato da prova e os tópicos abordados.

Leia Também:

O trabalho de Roberto nas escolas municipais tem sido gratificante, apesar de desafiador e não remunerado. Ele destaca o empenho dos alunos e a dedicação deles durante as atividades formativas. Estima-se que cerca de 30% dos alunos que participaram dessas atividades têm potencial para receber, pelo menos, uma menção honrosa, e Roberto está torcendo para que eles alcancem bons resultados.

A Secretaria Municipal da Educação de Salvador vem promovendo ações para incentivar a participação dos alunos na OBMEP. Além das oficinas preparatórias, foram realizados encontros com professores de matemática da rede municipal para discutir a OBMEP e suas potencialidades. A pasta também mobilizou praticamente todas as escolas para participarem da primeira fase da competição e promoveu oficinas em escolas de educação em tempo integral para alunos do 6º e 7º ano.

Além disso, foram distribuídos kits-lanches para os alunos que farão a prova no sábado, e foi realizado um trabalho em conjunto com as escolas e Gerências Regionais para envolver as famílias na mobilização dos alunos para a prova.

A OBMEP é um projeto nacional que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e identificar talentos nessa área. A prova da segunda fase é composta por seis questões discursivas, e os alunos terão três horas para concluí-la. Os estudantes classificados para a OBMEP que conquistarem medalhas nacionais serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que proporciona contato com questões matemáticas avançadas e prepara os alunos para desempenho acadêmico e profissional futuro.

FONTE/CRÉDITOS: Priscila Machado/ Secom
Comentários:
O Estado Notícias

Publicado por:

O Estado Notícias

Redação da O Estado Notícias

Saiba Mais

/Dê sua opinião

Qual o seu nível de satisfação em relação ao serviço público prestado?

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do O Estado Notícias - Bahia no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar
Imagem
King Pizzaria & Choperia

Veja também