O Arraiá da Prefs encerrou a edição de 2026 com saldo positivo na geração de renda para ambulantes e comerciantes informais que trabalharam durante os 12 dias de programação gratuita no Centro Histórico. Promovido pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), o evento reuniu cerca de 300 trabalhadores, fortalecendo o comércio informal durante os festejos juninos.
Além da comercialização de comidas típicas, artesanato e produtos inspirados na Copa do Mundo, com as cores verde e amarela em destaque, os comerciantes atuaram em um ambiente organizado e sem registro de ocorrências relacionadas ao porte de material ilegal entre os ambulantes.
A maioria dos comerciantes credenciados era composta por mulheres. O evento também contou com uma feira voltada ao empreendedorismo feminino e com a participação de 32 mães atípicas, por meio do projeto Empreender com Elas, da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).
A ambulante Márcia Conceição, de 53 anos, trabalhou durante o Arraiá da Prefs e destacou a organização do evento e a estrutura disponibilizada aos vendedores. “Tivemos os equipamentos necessários para trabalhar, como isopor, sombreiro, banco e capa de chuva”, pontua.
Para ela, que já que já participou de outras festas promovidas pela Prefeitura, como o Natal de Luz, o Festival Virada Salvador, dentre outras, iniciativas como essa representam uma importante oportunidade de geração de renda. “Sabemos que o desemprego ainda apresenta índices elevados e esses eventos garantem, sim, uma renda extra para nós, vendedores”, afirma.
O secretário municipal de Ordem Pública, Décio Martins, destacou que o fortalecimento do comércio informal também contribui para movimentar a economia da cidade. “Quando fortalecemos o comércio dos ambulantes, fortalecemos a economia da cidade. Cada venda realizada durante o Arraiá representa renda para uma família, movimenta a cadeia produtiva e faz com que os benefícios da festa cheguem diretamente à população. Nosso compromisso é promover um evento que valorize a cultura, mas que também gere oportunidades, emprego e desenvolvimento econômico para nossa cidade”, afirmou.

Comentários: