O Estado Notícias Bahia

Sabado, 04 de Outubro de 2025

Notícias/Bahia

Jerônimo discute Ponte Salvador-Itaparica com embaixador da China

Dentre diversas pautas, o Jerônimo discutiu detalhes da Ponte Salvador-Itaparica

Jerônimo discute Ponte Salvador-Itaparica com embaixador da China
Eduardo Aiache/GOVBA
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) se reuniu com o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, em Brasília, nesta terça-feira (28). Dentre diversas pautas, o gestor discutiu detalhes da Ponte Salvador-Itaparica.

 

Em publicação nas redes sociais, Jerônimo confirmou que o debate teve a Ponte Salvador-Itaparica como tema, mas não deu detalhes do que foi discutido. “Abordamos o andamento do projeto, mantendo o compromisso de garantir o avanço dessa importante obra para o nosso estado”, afirmou.

Leia Também:

De acordo com Jerônimo, o objetivo do encontro é “fortalecer parcerias estratégicas que beneficiam a Bahia”. “Seguimos firmes no compromisso de fortalecer as parcerias, fomentar a inovação e ampliar as oportunidades para o povo baiano”, pontuou.

Segundo o governador, houve, ainda, conversas a respeito da BYD. Para ele, a montadora chinesa “tem contribuído para o desenvolvimento da indústria baiana, a mobilidade sustentável e a geração de empregos na região”.

A reunião ocorre em meio a processo do Ministério Público do Trabalho (MPT) contra a BYD por trabalho escravo e tráfico de pessoas devido às investigações feitas na fábrica de Camaçari, na Bahia. Jerônimo não mencionou se dialogou com o embaixador chinês sobre o processo. 

Ponte Salvador-Itaparica

Na sexta-feira (23), o secretário da Casa Civil de Jerônimo, Afonso Florence, indicou que a empresa que entrará no Consórcio Salvador-Itaparica, a CECC enviaria acionistas ao Brasil nesta semana para discutir impasses contratuais envolvendo a estrutura que ligará a capital baiana à Ilha de Itaparica. 

Segundo ele, os representantes da CECC estarão na Bahia e em Brasília para debater a Ponte Salvador-Itaparica.

Segundo Florence, um dos impasses mencionados por Jerônimo se referiam a aditivo para atualizar o plano de negócios da Ponte Salvador-Itaparica.  “Este aditivo já foi aprovado pelas empresas, publicado na bolsa de Hong-Kong e ontem à noite foi apreciado no Conselho de Desenvolvimento e Reforma do Estado chinês”, afirmou, em entrevista ao Aratu On.

Os impasses se apresentaram durante visita do governador à China, neste mês.  Questões técnicas como a capacitação da mão de obra de Salvador, visto para trabalhadores especializados chineses e análises do serviço de sondagem foram assuntos de debate.

 

Ponte Salvador-Itaparica | Foto: divulgação
FONTE/CRÉDITOS: GOVBA
Comentários:
O Estado Notícias

Publicado por:

O Estado Notícias

Agência O Estado

Saiba Mais

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )