A Bahia conhecerá, na próxima terça-feira (30), os vencedores da primeira edição do Prêmio Bahia Faz Ciência de Jornalismo, iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Associação Bahiana de Imprensa (ABI). A cerimônia será realizada às 15h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.
Criado para reconhecer profissionais e estudantes que contribuem para a divulgação científica no estado, o prêmio valoriza produções jornalísticas que traduzem temas relacionados à ciência, tecnologia e inovação de forma acessível e relevante para a sociedade. Além de homenagear jornalistas e estudantes, o evento reforça o compromisso do Governo da Bahia com a popularização da ciência e o fortalecimento da comunicação pública como instrumento de democratização do conhecimento.
Ao todo, 32 trabalhos foram classificados para a etapa final, distribuídos nas categorias Texto, Vídeo, Áudio, Fotojornalismo e Jornalismo Universitário. Os vencedores das categorias profissionais receberão R$ 10 mil, R$ 7 mil e R$ 5 mil, para primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente. Já na categoria Jornalismo Universitário, as premiações são de R$ 4 mil, R$ 3 mil e R$ 2 mil. Todos os premiados receberão também troféus e certificados.
A solenidade contará com as presenças do secretário da Secti, Edson Vieira Porto; do diretor-geral da Fapesb, Handerson Leite; da presidente da ABI, Suely Temporal, além de representes de universidades, pesquisadores, gestores públicos, estudantes e jornalistas.

Comentários: