O Estado Notícias Bahia

Domingo, 23 de Marco de 2025

Notícias/Bahia

Projeto Mulheres que Lutam inicia aulas de artes marciais em Salvador para mulheres com mais de 45 anos

Bahia

Projeto Mulheres que Lutam inicia aulas de artes marciais em Salvador para mulheres com mais de 45 anos
Ascom/Sudesb
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
Empoderamento e bem-estar para as mulheres da Bahia. Essas são as expectativas do projeto Mulheres que Lutam com base nas políticas públicas de esporte do Estado. Contemplado pelo edital Elas à Frente do Esporte, do Governo do Estado, a iniciativa teve início na manhã desta terça-feira, 11, com 55 mulheres no Centro de Treinamento LG System, no bairro de Mussurunga, em Salvador.
Rosecleide Silva foi uma das primeiras alunas que já sentiram a diferença após a primeira aula de artes marciais com técnicas e muito movimento para o corpo. “Amei a aula. Esse projeto veio para arrasar, fazer a diferença para muitas mulheres e mostrar que podemos lutar e nos exercitar independentemente da idade e da nossa rotina puxada”, comenta.
A aula inaugural do projeto, que vai durar três anos, foi um sucesso, segundo Evandro Nascimento, presidente da Federação Baiana de Jiu Jitsu e MMA (FBJJMMA), que promove a atividade. “Estamos muito felizes. Não esperávamos uma adesão tão grande quanto essa. O projeto previa o atendimento de 20 mulheres e as vagas foram preenchidas nos primeiros minutos, superando as expectativas e catalogando 45 mulheres, acima dos 45 anos de idade em 20 minutos”.

Leia Também:

Mulheres que Lutam 
As aulas serão das 6h às 7h nas terças e quintas-feiras, com o atendimento de mais de 20 mulheres a cada três meses. O objetivo é que a mulheres desenvolvam, a partir das atividades: competências técnicas em defesa pessoal; fortalecimento emocional e autoconhecimento; e conscientização e educação sobre violência de gênero.
Coordenadora do Núcleo Mais Mulheres no Esporte, da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Juliana Camões acrescenta que é muito interessante o projeto Mulheres que Lutam estar participando deste edital em parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM).
“Esse projeto traz a proposta de combate à violência contra mulheres na medida que promove a capacitação técnica, o fortalecimento de questões emocionais e a conscientização social. É muito importante que haja um espaço para que as mulheres tenham informações para adquirir a consciência de situações de violência. Elas vão poder combater qualquer situação de vulnerabilidade que se encontre em razão da violência contra elas. Então, é muito importante iniciar esse projeto através desse edital, principalmente neste mês de representatividade, que temos o Dia Internacional da Mulher.”
O presidente da FBJMMA reitera que o horário foi um dos pontos chave na hora de conceber a ação para que conseguisse incluir este público carente de projetos sociais direcionados pela rotina do dia a dia. No entanto, o impacto esperado está no horário em que as mulheres contempladas possam encaixar e praticar uma atividade física com acompanhamento eficiente e responsável.
“A importância é muito grande porque as mulheres que estão sendo atendidas são mães de família, que trabalham em casa ou fora. Por isso, o horário. Mas, mesmo assim elas estarão lá firmes e fortes praticando sua atividade física e participando da interação social. Ficamos felizes em atuar em Mussurunga e região, com um público que não é jovem, mas é carente dessa atividade, que pode impactar de forma decisiva não só na saúde delas, mas também no acompanhamento de uma fisioterapia laboral e nos benefícios mentais e sociais.
Elas à Frente do Esporte 
O edital Elas à Frente do Esporte inclui financiamento de profissionais para organização das competições, fornecimento de materiais esportivos e fardamento, capacitação de arbitragem e a promoção de atividades esportivas voltadas ao bem-estar físico e emocional das mulheres, como dança, ginástica, boxe e ioga.
No total, o Governo do Estado destinou R$ 2,1 milhões para o Edital. O objetivo é incentivar a participação das mulheres da cidade e do campo no esporte; a ascensão nas práticas esportivas, de lazer e bem-estar social; bem como em ações voltadas à redução das desigualdades de gênero no âmbito esportivo.
“Todos esses editais são importantes instrumentos que visam garantir visibilidade e oportunidades para as mulheres que enfrentam barreiras sociais e econômicas, promovendo não só a geração de renda, mas também o empoderamento e a liderança feminina. Isso significa criar oportunidades que venham transformar a realidade de milhares de mulheres e de suas famílias, promovendo inclusão e dignidade”, afirmou a secretária Neusa Cadore.
FONTE/CRÉDITOS: Ascom/Sudesb
Comentários:
O Estado Notícias

Publicado por:

O Estado Notícias

Agência O Estado

Saiba Mais

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )